Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/22 às 14h45 - Atualizado em 10/06/22 às 14h45

Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP – Projeto “JANELA DO FUTURO”

COMPARTILHAR

O CDCA/DF, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, vem financiando uma série de projetos executados por Organizações da Sociedade Civil parceiras. Essas entidades foram convidadas a apresentarem suas experiências nesse espaço do site reservado para a divulgação de seus trabalhos.

 

O Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, com sede em Samambaia, executa projeto aprovado no Edital de Chamamento Público nº 02/2020.

 

Projeto “JANELA DO FUTURO”

 

Confira o texto enviado pela instituição a respeito do projeto:

 

Financiado pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (FDCA/DF), a instituição IECAP Agência de Transformação Social executa o projeto Janela do Futuro. O objetivo do projeto é auxiliar jovens egressos de medida socioeducativa de internação, semiliberdade e meio aberto na reinserção social, fortalecendo o vínculo familiar e estimulando a dignidade, o desenvolvimento socioemocional, a participação cidadã e o protagonismo juvenil, agindo na redução dos casos de reincidência na criminalidade e abrindo caminhos para um plano de futuro e novas perspectivas até então vistas como inalcançáveis pelos jovens.

 

Voltado para jovens de até 21 anos de idade egressos do sistema socioeducativo, o Janela do Futuro acontece em Ceilândia e Samambaia, regiões administrativas com alto índice de criminalidade e vulnerabilidade social. O projeto oferece atendimento psicossocial individualizado, com equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e pedagogo, de modo a compreender cada realidade e atuar de maneira assertiva. Também são ofertados cursos profissionalizantes de capacitação para o mercado de trabalho, nas áreas de assistente administrativo, atendente de farmácia e cozinha de sucesso, além de atividades desportivas e oficinas de karatê e teatro.

 

Segundo a coordenadora do projeto, Eliane Salzano, o investimento do FDCA no resgate à juventude mostra-se urgente e necessário. “Somos um braço de apoio e orientação fundamental para as famílias que enfrentam dentro de casa o combate às drogas e à violência. Muitas vezes, elas estão desestruturadas financeira ou socialmente, sem forças para agirem sozinhas. Com o apoio do FDCA, o Janela do Futuro vem dar o suporte necessário para que jovem e família consigam vencer as adversidades e enxergar um novo futuro”, reforça.

 

Para gerar uma nova perspectiva de futuro, o projeto atua na facilitação do acesso ao primeiro emprego. Em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Super Estágios, jovens que estão dentro dos pré-requisitos para estágio ou jovem aprendiz são cadastrados nas plataformas e habilitados a concorrer a vagas disponíveis no mercado de trabalho.

 

Foto 1 – Desporto como ferramenta no auxílio à reinserção social de jovens do sistema socioeducativo no DF

 

Foto 2 – Oportunidade de construir um novo futuro com qualificação profissional para o mercado de trabalho – turma de Assistente Administrativo

 

Foto 3 – Oportunidade de construir um novo futuro com qualificação profissional para o mercado de trabalho – turma de Atendente de Farmácia

 

Foto 4 – Atendimento oftalmológico gratuito aos jovens atendidos pelo Janela do futuro, em parceria com o projeto Ver Melhor Educa Mais

 

“O Janela do Futuro é um novo recomeço, com oportunidades reais para mudança da trajetória da vida dos jovens do socioeducativo. Não adianta cumprir as medidas e retornar para as mesmas condições que o levaram a cometer atos infracionais. Por isso, nossa missão é dar a eles acesso às ferramentas para construir um novo futuro. Com a sensibilidade e o esforço do CDCA, o jovem volta a sonhar e enxerga uma janela de oportunidades que não via antes”, afirma a presidente da IECAP, Renata Hargreaves.

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

CDCA

Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte Quadra 01 Lote C Comércio Local - CEP: 70.632-100

Secretaria Executiva: (61) 2244-1406
Diretoria de Projetos: (61) 2244-1410
Diretoria de Cadastro e Registro: (61) 2244-1408
E-mail: cdca@sejus.df.gov.br