Governo do Distrito Federal
8/06/22 às 10h45 - Atualizado em 8/06/22 às 11h47

Associação Ludocriarte – Projeto “A PAZ É A GENTE QUE FAZ!”

COMPARTILHAR

O CDCA/DF, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, vem financiando uma série de projetos executados por Organizações da Sociedade Civil parceiras. Essas entidades foram convidadas a apresentarem suas experiências nesse espaço do site reservado para a divulgação de seus trabalhos.

 

A instituição Associação Ludocriarte, com sede em São Sebastião, executa projeto aprovado no Edital de Chamamento Público nº 01/2020.

 

A Ludocriarte atua, ao longo dos últimos 17 anos, na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. São inúmeros os desafios que enfrentamos a fim de manter a instituição ativa na missão de promover e fortalecer o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio da linguagem lúdica, artística e cultural. Nesse processo, captar recursos ainda é de longe o nosso principal desafio. Por isso, uma política pública de financiamento como a executada pelo CDCA-DF garante a continuidade dos diversos serviços que nossa instituição oferece para a comunidade. Tal continuidade é essencial para o pleno desenvolvimento de habilidades de comunicação, convivência, participação e cidadania. Nossas ações impactam na vida não só das crianças, mas sobretudo dos seus familiares. Por meio dessa parceria, alcançamos mais de 1.200 crianças e adolescentes com atividades que as conectam às suas raízes, ajudam a se reconhecerem como sujeitos de direitos, a desenvolver o autocuidado e respeitar as diferenças.” Isaac Mendes, Coordenador Pedagógico.

 

Projeto “A PAZ É A GENTE QUE FAZ!”

 

Confira o texto enviado pela instituição sobre o projeto:

 

 

A paz

 

Ouça bem o som

Que a palma da nossa mão faz

Elas vêm pedindo

Vêm chamando pela paz

A paz é a gente que faz

Prevenir a violência

Respeitar o viver

Liberdade de expressão

E ouvir para compreender

A paz é a gente que faz

Preservar o planeta

Com solidariedade

A paz só se faz

Com muito amor

E generosidade

A paz é a gente que faz

(José Maurício de Menezes e crianças da Ludocriarte)

 

 

A Associação Ludocriarte iniciou nesse ano de 2022 o projeto A paz é a gente que faz: infância e juventude unidas no manifesto pela paz. A iniciativa conta com o financiamento do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (FDCA/DF) e visa a capacitação de 330 crianças, adolescentes e jovens, entre 06 e 17 anos, moradores da RA XIV – São Sebastião – Distrito Federal, sobre a cultura de paz, por meio de metodologias pedagógicas centradas no brincar.

 

O projeto terá duração de 02 anos, sendo que o primeiro ano é dedicado à capacitação de um grupo de 90 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, no contra turno escolar, de segunda a quinta-feira, por meio de atividades lúdicas, artísticas e culturais sobre os 6 pilares do Manifesto pela Paz da Unesco, a Comunicação Não Violenta, a Comunicação Ecológica e a Mediação de conflitos. As oficinas estimularão reflexões sobre os avanços e retrocessos (globais e locais) ao longo dos últimos 20 anos, desde o lançamento do Manifesto pela Paz, e capacitarão os jovens para se tornarem multiplicadores da Cultura de Paz.

 

O projeto oferecerá apoio psicoemocional aos participantes e serão realizados encontros mensais voltados para os pais e/ou responsáveis e centrados nos 6 pilares do Manifesto Pela Paz da Unesco, possibilitando, assim, que os conteúdos trabalhados com as crianças e adolescentes sejam também abordados com seus familiares, contribuindo para ressignificar as relações dentro de casa sobre as bases da Cultura de Paz.

 

No segundo ano, a formação dos jovens focará no reconhecimento, domínio e difusão de importantes ferramentas como a Comunicação Não Violenta, a Comunicação Ecológica, além de minicursos de vídeo, teatro e ilustração para a criação das ferramentas didáticas de multiplicação, ou seja: um almanaque da paz, um vídeo e uma encenação psicodramática. Tais produtos darão subsídio aos jovens multiplicadores para que possam propagar a experiência adquirida ao longo do primeiro ano do projeto e conduzir os Encontros de Paz em 03 escolas da rede pública de ensino do DF. A proposta é envolver outras crianças, adolescentes e jovens na construção coletiva do Manifesto DF pela Paz, uma coletânea das considerações, propostas e compromissos reunidos por meio de enquetes e ao longo das experiências nas escolas a respeito de 04 temas geradores:

  • Violência, bullying e outras formas de desrespeito à vida
  • Relações de gênero e diversidade
  • Liberdade de expressão
  • Relação com ambiente e comunidade.

 

Ao final dessa jornada será realizado um evento cultural no qual serão apresentados e divulgados os produtos do projeto. O evento marcará o lançamento da campanha nacional pela subscrição do Manifesto DF pela Paz.

 

“A paz é uma caminhada que fica mais divertida se fizermos de mãos dadas, com arte e brincadeiras.”

 

Acompanhe nas nossas redes sociais: @ludocriarte

Outras informações: (61) 9986-5797 – ludocriarte@gmail.com

ludocriarte.org

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

CDCA

Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte Quadra 01 Lote C Comércio Local - CEP: 70.632-100

Telefones: (61) 3213-0741
(61) 3213-0740
(61) 3213-0724

E-mail: cdcabrasiliadf@gmail.com